Você sabe o que é CNIS? Já consultou seu? Nele constam todos os seus vínculos de trabalho?
O CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) é um extrato previdenciário no qual deve constar todos os vínculos de trabalho e as respectivas remunerações e contribuições do segurado. É com base neste documento que o INSS verifica se o segurado cumpre os requisitos para concessão de benefícios.
No entanto, é muito comum que o trabalhador tenha vínculos anotados na Carteira de Trabalho ou apenas contratos de trabalho, mas eles não constem no CNIS, ou constem com remunerações ou períodos de trabalho equivocados/incompletos, prejudicando a contagem do seu tempo de contribuição e carência.
A verificação e correção dos vínculos, remunerações e contribuições no CNIS é de fundamental importância para o processo de requerimento administrativo de benefícios, como aposentadorias, auxílios e pensões.
Até a semana passada, o INSS apenas ofertava o serviço de retificação do CNIS quando da solicitação da aposentadoria, dificultando as possibilidades de concessão de benefícios. Em alguns casos, a retificação era deferida antes da solicitação de benefício, mas o segurado precisava “contar com a sorte”.
Recentemente, o INSS publicou uma portaria que cria o serviço de atualização de vínculos e remuneração, permitindo a retificação de dados, o que facilitará a concessão administrativa de benefícios.
E aí, todas as informações do seu CNIS estão corretas?
Este conteúdo é meramente informativo. Em caso de dúvidas, consulte um(a) advogado(a) da sua confiança.
Fundamento Legal: Portaria 123/2020 – INSS.
Este post tem um comentário
Pingback: Tudo o que você precisa saber sobre Segurado Facultativo do INSS - Chagas Ramos Advocacia